sábado, 1 de junho de 2013

Índice Glicêmico dos Alimentos

Os carboidratos são as principais fontes alimentares responsáveis pela produção de energia. Diferentes fontes de carboidrato variam quanto às suas taxas de absorção e, consequentemente, seus efeitos sob as concentrações plasmáticas de glicose e insulina. Essas variações na resposta dos carboidratos da dieta podem ser quantificadas por meio do índice glicêmico (IG) e da carga glicêmica (CG) dos alimentos. 

O IG é um parâmetro utilizado para classificar os alimentos contendo carboidratos de acordo com a resposta glicêmica que os mesmos promovem em relação à resposta observada após consumo de um alimento de referência (glicose).

A CG quantifica o efeito total de uma determinada quantidade de carboidrato sobre a glicemia, representando o produto do IG de um alimento pelo seu conteúdo de carboidrato disponível.

Os alimentos que são rapidamente digeridos e provocam maior aumento na resposta glicêmica apresentam alto IG, enquanto aqueles que estão associados a uma menor resposta glicêmica têm valores menores de IG.

Os valores utilizados para classificar o IG dos alimentos, tendo a glicose como referência, estão apresentados ao lado:

Essa classificação está disponível online: Clique aqui

Veja alguns exemplos de alimentos e sua classificação de acordo com o IG:
Referência: Atkinson, F.S.; Foster-Powell, K.; Brand-Miller, J.C. International Tables of Glycemic Index and Glycemic Load Values: 2008. Diabetes Care. v.31, n.12. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário