sábado, 18 de maio de 2013

Estudo sugere novas recomendações para consumo de sal

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a recomendação do consumo de sal para adultos é de 2000 mg de sódio, equivalente a 5 g de sal por dia (1 colher de chá). Os brasileiros consomem, em média, o dobro da recomendação.

Estudos têm mostrado que a redução no consumo de sal está relacionada a redução no risco de doenças cardiovasculares.

Um recente estudo de revisão sistemática e metanálise publicado na revista British Medical Journal, avaliou os efeitos da redução de sal a longo prazo sobre a pressão arterial, hormônios e lípidos séricos em indivíduos normotensos e hipertensos. Os autores selecionaram 34 estudos clínicos, com um total de 3230 pessoas. A duração dos estudos variou de quatro semanas a três anos.

As análises estatísticas mostraram que a redução média de 5-6 g/dia de sal por quatro semanas ou mais reduziu significativamente a pressão arterial em indivíduos hipertensos. No entanto, a ingestão média de 3-4 g de sal/dia reduziu significativamente a concentração urinária de sódio (-75 mmol/24 h) e a alteração média na pressão arterial sistólica foi -4,18 mmHg (redução de 75%) e -2,06 mmHg (redução de 68%) para a pressão arterial diastólica. 

Os autores concluem que "A associação significativa observada entre a redução de sódio urinário em 24 horas e a queda da pressão arterial sistólica, indica que maiores reduções na ingestão de sal promovem efeitos benéficos para a prevenção de doenças cardiovasculares. Uma redução de 3 g/dia, terá um efeito maior e deve se tornar a meta de longo prazo para a ingestão de sal pela população."


Referências

Feng JH, Jiafu L,Graham AM. Effect of longer term modest salt reduction on blood pressure: Cochrane systematic review and meta-analysis of randomised trials. BMJ 2013;346:f1325.

Strazzullo P, D’Elia L, Kandala NB, Cappuccio FP. Salt intake, stroke, and cardiovascular disease: meta-analysis of prospective studies. BMJ 2009;339:b4567.

He FJ, MacGregor GA. Salt reduction lowers cardiovascular risk: meta-analysis of outcome trials. Lancet 2011;378:380-2.








Nenhum comentário:

Postar um comentário