quarta-feira, 1 de maio de 2013

Perda de peso em idosos

A prevalência de obesidade aumenta com o avanço da idade, com pico entre 60-65 anos de idade, e tende a reduzir a partir dos 65 anos. A obesidade aumenta o risco para doenças crônicas não transmissíveis como síndrome metabólica, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, câncer, além de alterar a funcionalidade, que leva à perda da autonomia e redução da qualidade de vida de idosos.

A obesidade em idosos ocorre concomitante ao declínio da estatura e as mudanças na composição corporal relacionadas ao envelhecimento, caracterizada por um aumento progressivo de gordura abdominal, além do declínio da massa magra e óssea. Portanto, a avaliação da composição corporal é extremamente indicada no acompanhamento nutricional do idoso.

O controle do peso em idosos com sobrepeso e obesidade permanece controverso. A perda de peso pode ter efeitos prejudiciais, promovendo a sarcopenia, a perda de densidade óssea e deficiências nutricionais. No entanto, a perda de peso moderada pode melhorar a resistência à insulina e complicações metabólicas, como hipertensão e dislipidemias. Tem sido sugerido que o controle de peso para idosos obesos deve se concentrar mais em manter o peso e melhorar a função física do que promover a perda de peso.

Em um recente estudo de revisão, Darmon (2013) avaliou se a perda de peso em idosos é uma estratégia benéfica ou não, e verificou que uma dieta visando à perda de peso moderada ou a manutenção do peso associada à atividade física regular, ajuda a estabilizar a massa magra e pode exercer efeitos benéficos sobre a saúde do idoso. Assim, em alguns casos, sugere-se uma redução calórica moderada (500-750 kcal/dia, comparada a dieta habitual), com uma ingestão adequada de proteína de alto valor biológico, cálcio e vitamina D, juntamente com a prática de atividade física regular acompanhada por um profissional especializado.

Estudos têm mostrado que a redução de peso moderada, principalmente a partir de massa de gordura abdominal/visceral, pode reduzir comorbidades, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia, osteoartrite e melhorar a função física e qualidade de vida de idosos.

Portanto, melhorar a função física deve ser o principal objetivo da terapia de perda de peso em idosos, incluindo uma  abordagem individual considerando a expectativa de vida, comorbidades associadas, estado funcional, motivação pessoal e apoio social.

Referências
Darmon, P. Intentional weight loss in older adults: useful or wasting disease generating strategy? Curr Opin Clin Nutr Metab Care 2013, 16:284–289.

Nenhum comentário:

Postar um comentário