quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Consumo de iogurte reduz fatores de risco cardiometabólicos

Um estudo publicado na American Journal of Clinical Nutrition comparou os efeitos de um iogurte desnatado probiótico com um iogurte desnatado convencional no peso corporal (e adiposidade abdominal), no metabolismo lipídico e glicídico, em mulheres com excesso de peso durante um programa de perda de peso de 12 semanas.

Participaram da pesquisa 89 mulheres com IMC (índice de massa corporal) entre 27 e 40 kg/m² que consumiam regularmente iogurte desnatado. As voluntárias consumiram os iogurtes probiótico ou desnatado diariamente junto com as principais refeições, durante 12 semanas. As mulheres foram divididas em dois grupos: grupo que consumiu iogurte desnatado e o grupo que consumiu o iogurte com probiótico.

Após 12 semanas, os pesquisadores verificaram redução nas medidas antropométricas e melhorias nas característivas de risco cardiometabólico nos dois grupos.

Comparado com o grupo que consumiu iogurte desnatado, o grupo que consumiu o iogurte probiótico apresentou maior redução do colesterol total, LDL-c, glicemia pós-prandial e insulina de jejum. Não foi observada diferença para glicemia de jejum, HDL e triglicerídos nos dois grupos após as 12 semanas de intervenção.


Os autores concluem que o consumo de iogurte com probióticos, junto com as principais refeições, pode ter efeitos positivos sobre o perfil lipídico e sensibilidade à insulina de mulheres com sobrepeso e obesidade durante um programa de perda de peso.


Referência: Madjd A, Taylor MA, Mousavi N, Delavari A, Malekzadeh R, Macdonald IA, et al. Comparison of the effect of daily consumption of probiotic compared with low-fat conventional yogurt on weight loss in healthy obese women following an energy-restricted diet: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário