sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Nutrição na Atividade Física

Os praticantes de atividade física devem ter uma alimentação balanceada, contendo alimentos de todos os grupos alimentares e nas quantidades adequadas. 

A alimentação tem um papel importante na atividade física, pois fornece os nutrientes necessários, que variam de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

Orientações gerais:

· Nunca treine em jejum! Seu organismo precisa da energia dos alimentos. Caso contrário, a energia será retirada do seu músculo, deixando-o fraco.

· Faça as refeições em horários determinados e com intervalos regulares entre elas. 

· Não pule nenhuma refeição, pois isso vai aumentar a sua fome e você comerá mais na próxima vez em que se alimentar. Além disso, sua capacidade de queimar gordura diminui quando você fica longos períodos sem se alimentar.

· Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Saboreie as refeições.

Antes do exercício
Grande importância no fornecimento de alimentos fontes de carboidratos para começar o exercício com energia suficiente. Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção de glicogênio muscular que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios.

Alimentos ricos em gorduras não devem ser consumidos próximo ao início do treino por terem uma digestão mais demorada e podem causar desconforto gástrico.

Exemplos de lanches:

. 1 copo de suco + 2 fatias de pão integral + 1 colher de sopa de geléia ou queijo branco (1 hora antes do exercício); 
ou
. 1 vitamina de fruta com leite desnatado + 1 colher de sopa de mel ou 1 barra de cereais (30 minutos antes);
ou
. 1 fruta (15 minutos antes).

Após o exercício
Após a prática de exercícios, consuma alimentos fontes de carboidratos, para repor rapidamente os estoques de glicogênio e preparar o músculo para atividades subsequentes, e proteínas, para recuperação do músculo.

Exemplos de lanches:
- Logo após: Maltodextrina ou 1 suco de laranja.

- Até 1 hora depois:
1 vitamina de fruta com leite desnatado + 1 sanduíche de pão integral com queijo e peito de peru + 1 fruta com mel
ou
1 prato de macarronada com carne moída + 1 suco de frutas

Atenção! Lembre-se sempre de iniciar o exercício bem hidratado. A ingestão de líquidos deve acontecer antes, durante e após a atividade física, sempre que possível, para repor a perda hídrica que ocorre durante a atividade.

O ideal é a cada 15-20 minutos ingerir uma quantidade de 150-200mL.

A associação entre a prática regular de atividade física e uma alimentação balanceada, orientados por profissionais capacitados, permite a obtenção de melhores resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário