quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Calculadora prediz risco para Cancer Colorretal

Pesquisadores da Clinica Cleveland nos EUA desenvolveram uma nova ferramenta que permite prever de forma rápida, simples e precisa o risco de desenvolver câncer colorretal. Trata-se de uma calculadora online (CRC-PRO) que avalia o risco de desenvolver a doença. A previsão de risco para o câncer colorretal pode melhorar as estratégias de prevenção, permitindo aos médicos identificar com mais precisão os indivíduos de alto risco

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Estimativa de novos casos: 32.600, sendo 15.070 homens e 17.530 mulheres (INCA, 2014).



A calculadora de risco online foi criada usando dados do estudo de coorte multiétnico, em que mais de 180 mil pacientes foram seguidos por até 11,5 anos. Ao final do estudo foram desenvolvidos dois cálculos, um para homens e um para mulheres.

O modelo final para os homens incluiu: idade, etnia, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, índice de massa corporal, escolaridade, o uso regular de aspirina, história familiar de câncer de cólon, o uso regular de polivitamínicosconsumo de carne vermelha por dia, história de diabetes, e as horas de atividade física moderada por dia.  

O modelo final para as mulheres incluiu: idade, etnia, escolaridade, uso de estrogênio, história de diabetes, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, história familiar de câncer de cólon, o uso regular de polivitamínicos, índice de massa corporal, uso regular de anti-inflamatórios. 

A análise estatística demonstrou boa precisão da calculadora. Os autores concluem que a calculadora parece ser precisa, é de fácil utilização e foi validada internamente em uma população diversificada.

Com essa calculadora os médicos poderão identificar melhor aqueles pacientes que possuem risco de câncer.
 
A versão eletrônica da calculadora está disponível aqui.
 
Referência

Nenhum comentário:

Postar um comentário