A dieta 'do tipo sanguíneo' aconselha as pessoas a comer de acordo com o seu grupo sanguíneo (A, B, AB, O) para melhorar sua saúde e diminuir o risco de doenças crônicas, como doença cardiovascular.
Segundo essa teoria, a dieta do grupo O deve ser rica em proteína animal, pois esse grupo surgiu na época de caça. Em contraste, aqueles com o grupo A devem ter uma dieta vegetariana, uma vez que esse grupo sanguíneo evoluiu quando os seres humanos se estabeleceram em sociedades agrárias. Seguindo o mesmo raciocínio, os indivíduos com sangue do grupo B são beneficiados com o consumo de produtos lácteos, pois esse grupo originou em tribos nômades. Finalmente, os indivíduos com um grupo sanguíneo AB se beneficiam de uma dieta que é intermediária a do o grupo A e do grupo B.
Estudo recente publicado na revista Plos One determinou a associação entre a dieta do tipo sanguíneo e biomarcadores de risco cardiometabólico e se o genótipo de um indivíduo modifica quaisquer associações.
1455 adultos jovens e saudáveis participaram do estudo. A ingestão alimentar foi avaliada por questionário de frequência alimentar e foi calculada uma pontuação da dieta para determinar a aderência a cada tipo de dieta do tipo sanguíneo.
Os resultados mostram que a adesão a dietas do tipo sanguíneo foi associada com um perfil favorável para certos fatores de risco cardiometabólico em adultos jovens, mas estas associações não foram relacionados ao grupo sanguíneo de um indivíduo.
Portanto, os resultados não suportam a hipótese da dieta do tipo sanguíneo!
Não existe fórmulas mágicas para emagrecer. A melhor opção ainda é uma dieta balanceada e atividade física.. Fica a dica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário