sábado, 5 de novembro de 2016

Dicas de alimentação para o Enem



Amanhã é o segundo dia de prova para a sua tão sonhada vaga na universidade. Uma boa alimentação pode potencializar o seu rendimento e reduzir a sua ansiedade. Saiba como a Nutrição pode ajudá-lo a enfrentar com sucesso essa etapa tão importante.


Na véspera, evite alimentos que você não costuma consumir para evitar possíveis reações de intolerância e desconfortos intestinais. Alimentos ricos em gorduras como feijoada, batata frita, molhos gordurosos, carnes gordas e bebidas alcoólicas devem ser evitados, pois dificultam a liberação de energia para o cérebro. 

Evite alimentos estimulantes em excesso, como energéticos, refrigerantes a base de cola, café, guaraná em pó e bebida alcoólica, que também prejudicam a concentração e memória.

No dia da prova, prefira pão integral, queijo branco, iogurtes e frutas no café da manhã. No almoço, faça uma refeição leve, contendo carboidratos, proteínas, verduras e frutas, como arroz, feijão, carne magra grelhada, legumes refogados e saladas. Prefira sucos de frutas e sobremesas a base de frutas.

Durante a prova, evite o consumo de balas, salgadinhos e refrigerantes, pois aumentam o apetite e podem levar à perda de concentração. Durante as 4 horas de prova, seu cérebro precisará de energia. Para isso, escolha lanches leves como: uma maçã + água mineral/suco de fruta, ou 1 barra de cereal + água de côco, ou biscoito salgado + suco de fruta natural.

Pronto! Com essas dicas simples você pode ter um melhor rendimento nas provas.
Boa sorte!