A estratégia da contagem de carboidratos é a chave do tratamento do diabetes e deve ser inserida no contexto de uma alimentação saudável. Pode ser utilizada por diabéticos tipo 1 (DM1) e tipo 2, e tem como objetivo otimizar o controle glicêmico em função das menores variações das glicemias pós-prandiais.
Para o método de contagem é importante levar em conta o total de carboidratos consumido por refeição. Dentre os métodos, existem dois que são amplamente utilizados:
1) Lista de equivalentes: os alimentos são agrupados de forma que cada porção do alimento escolhido pelo paciente corresponda a 15g de carboidrato, classificando-os em categorias (grupo de alimentos) e porções de uso habitual de nossa realidade.
2) Contagem em gramas de carboidratos: consiste em somar os gramas de carboidrato de cada alimento por refeição, obtendo-se informações em tabelas e rótulos dos alimentos.
Estudo recente publicado na Acta Diabetologica avaliou o impacto da contagem de carboidratos e da educação
nutricional sobre mudanças nos hábitos alimentares e na composição corporal de pacientes com DM1 tratados com
bombas de insulina.
Foram avaliadas 25 crianças e adolescentes no início do estudo e após 18 meses. Eles foram treinados em contagem de carboidratos e seguiram
programa de educação nutricional padrão. Variáveis clínicas, bioquímicas e nutricionais
foram medidas.
Após 18 meses, a hemoglobina glicada (HbA1c) reduziu no grupo que iniciou o método de contagem de carboidratos (8,50 ± 0,77 vs 7,92 ± 0,74 %, p <0,001 ), sem alterar a necessidade de insulina/kg/dia.
Os autores concluem que o método de contagem de carboidratos associado à educação nutricional não afetou os hábitos alimentares, composição corporal e distribuição de gordura corporal das crianças com DM1, mas foi capaz de melhorar o controle glicêmico.
Saiba mais sobre o método de contagem de carboidratos aqui
Marigliano M, et al. Nutritional education and carbohydrate counting in children with type 1 diabetes treated with continuous subcutaneous insulin infusion: the effects on dietary habits, body composition and glycometabolic control. Acta Diabetologica. 2013; 50(6):959-964. download